"Abaixo o capitalismo"

20/08/2010 14:11

Fonte: Diário de Pernambuco

Sabatina // Esta é a principal meta do socialista Jair Pedro caso seja eleito governador
Por Júlia Schiaffarino // Especial Para o Diario

Um discurso pautado na relação desigual entre patrão e trabalhador como causa dos problemas enfrentados pela sociedade. Foi isso o que apresentou o candidato ao governo de Pernambuco pelo PSTU, Jair Pedro, em entrevista à rádio Clube AM, na manhã de ontem. Durante uma hora ele defendeu a "radicalização da democracia de classe" e a estatização de empresas e serviços como os de saúde. Sobre o fato do partido apresentar uma campanha monotemática, respondeu: "Nossa insistência não é culpa nossa, é culpa do capitalismo". 

Assim, as bandeiras levantadas por ele são a redução da carga horária e o aumento de salários. "Queremos o aumento geral dos salários. Dobrar de imediato o salário de R$ 510 para R$ 1.020". No caso das empresas que não atenderem a essa e outras reivindicações da classe trabalhadora, a resposta viria na forma de estatização. 

Questões sobre os impactos dessas medidas, como aumento inflacionário e fuga de capitais, não foram respondidas. O candidatotambém não entrou em detalhes sobre de que forma colocaria tais propostas na prática, uma vez que a quase totalidade delas está na esfera do governo federal e não na do estadual. 

O Complexo de Suape também foi alvo de críticas, principalmente no que diz respeito aos salários. "Eduardo faz o crescimento para os ricos e exploração e miséria para o trabalhador", disparou. Jarbas Vasconcelos (PMDB) e até Sérgio Xavier (PV), que nas pesquisas aparece atrás de Jair Pedro, também foram citados como políticos que governam para o "lucro dos banqueiros e empresários".